LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO
O QUE É?
QUAIS AS PRINCIPAIS NORMAS E LEIS ATENDIDAS?
-
ABNT 14679/2012
-
Norma Brasileira, 15848/2010
-
Portaria 3523/1998 do Ministério da Saúde
-
RE 9, da ANVISA
O QUE É?
QUAL O TEMPO DE EXECUÇÃO E ENTREGA?
Limpeza feita na data do agendamento e registro de limpeza entregue em até 4 dias a partir da visita técnica.
O QUE É?
COMO É FEITO (ESCOPO DO SERVIÇO)?
O serviço consiste na limpeza do sistema de climatização, por meio do uso de bactericida, água e sabão. Visando a eliminação de grande parte das bactérias e até mesmo alguns tipos de vírus que podem estar presentes, como, por exemplo, o coronavirus (COVID-19)
O QUE É?
VALIDADE DO SERVIÇO?
Sempre que houver sujidades no sistema, preferencialmente uma vez ao ano dependendo da quantidade de uso.
O QUE É?
A higienização e limpeza dos sistemas de climatização são realizadas para remover toda a contaminação, proveniente da sujeira aérea. Toda partícula de contaminação pode causar restrição e problemas para um bom funcionamento do ar condicionado. Mas além de comprometer a parte técnica do aparelho em si, a não limpeza dos sistemas climatizantes pode causar agravantes para a saúde do indivíduo exposto ao ar proveniente do aparelho.
QUAIS OS DANOS PARA A SAÚDE?
O acúmulo de poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias no filtro, na serpentina e na bandeja do ar condicionado é um dos principais motivos para o aparecimento de doenças respiratórias. Quando utilizado com frequência, o aparelho deve ser higienizado de maneira adequada e periodicamente. Caso contrário, pode causar danos à saúde. Algumas das doenças capazes de serem adquiridas com a falta dessa higienização:
Ressecamento do muco pulmonar - A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram no organismo pelo ar respirado. Como há o ressecamento da região, a chance de contrair infecções aumenta.
Doença do Legionário - Essa doença é ocasionada por uma bactéria (Legionella pneumophila), que pode se alocar nos dutos e filtros de equipamentos de ar condicionado mal higienizados. A exposição a essas bactérias leva a um quadro respiratório de pneumonia grave.
Asma - As alergias respiratórias, como a asma, são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratórias. A doença se manifesta clinicamente por crises de falta de ar ou cansaço, chiado no peito e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhadas de tosse.
Rinite alérgica - A rinite alérgica é uma infecção que ocorre na membrana nasal. É caracterizada por espirros repetidos, coriza líquida e abundante, olhos lacrimejantes, coceira (em nariz, olhos, garganta e ouvidos), congestão nasal, alteração do olfato e do paladar, olhos avermelhados e irritados.
QUAL A VANTAGEM?
-
Redução do consumo de energia do equipamento;
-
Aumento da vida útil do ar-condicionado;
-
Melhoria da eficiência do dispositivo;
-
Redução dos ruídos emitidos pelo aparelho;
-
Maior conforto térmico;
-
Redução das falhas;
-
Ar mais saudável, puro e de qualidade;
-
Promoção da saúde;
-
Adequação do estabelecimento à legislação.
CORONAVÍRUS E O USO DO AR CONDICIONADO
É fato que, o vírus se propaga pelo ar por meio de gotículas suspensas no ar e ambientes sem climatização, sem ventilação, ou mesmo sem manutenção adequada dos ambientes climatizados são fatores insalubres, prejudiciais à saúde e improdutivos. Diante de cenário de pandemia, é necessário algumas medidas preventivas podem contribuir para o funcionamento de um ambiente com segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas. Necessita-se fazer a Renovação do Ar, Filtragem (ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;), Controle de temperatura e umidade (atores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19;) e Monitoramento da qualidade do ar.
É de suma importância que ambientes climatizados estejam em condições adequadas para garantia da segurança de todos.
Fonte: abrava.com.br