
Laudo de Avaliação de Ruído Ambiental
Monitoramento, Mapeamento, Estudos
Projetos de Atenuação Acústica
QUAIS AS PRINCIPAIS NORMAS E LEIS ATENDIDAS?
-
NBR-10151
-
NBR-10152
-
NBR-16313
-
NBR-15575
-
NBR-16425
-
NBR-9653
-
CONAMA 001
-
IEC 61672
-
IEC 61260
-
IEC 60942
-
IEC 61094
-
Leis Estaduais
-
Leis Municipais
QUAL O TEMPO DE EXECUÇÃO E ENTREGA?
Documento entregue em até 04 dias a partir da visita técnica.
COMO É FEITO (ESCOPO DO SERVIÇO)?
Monitoramento: Avaliação dos níveis de pressão sonora dos ruídos emitidos pelas atividades que se deseja avaliar, nos períodos diurno e noturno, em horário a ser agendado de comum acordo com o cliente.
Legislação: Os níveis de pressão sonora serão monitorados conforme a CONAMA Nº 001, de 08 de março de 1990, que remete a NBR 10151 (Avaliação do Ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento), legislação municipal ou outras normas aplicáveis, confome necessidade do cliente.
Desenvolvimento: Descrito e analisado com base nas informações coletadas em campo, apresentado em forma de laudo com emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica, ART.
Equipamentos utilizados nas medições: Analisador de nível de pressão sonora com medições de níveis de pressão sonora em tempo real conforme norma IEC e calibrador de nível sonoro conforme norma IEC, ambos certificados RBC INMETRO.
VALIDADE DO SERVIÇO?
Conforme licença ambiental ou enquanto não forem feitas alterações nas fontes geradoras de ruídos.
Recomendo fortemente a Ziel pela excelência dos serviços técnicos e presteza no atendimento.
Renato de Castro Moreira
A Ziel Engenharia é acreditada pelo Cgcre/Inmetro, conforme requisitos da NBR ISO/IEC 17025/10151, para o serviço de Medição de Ruído Ambiental.

O QUE É?
O Laudo de Ruído Ambiental é previsto na CONAMA N°001, na NBR 10151 - Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas, na NBR 10152 - Níveis de Ruído para Conforto Acústico, na NBR 15575 - Níveis de Ruído para Desempenho Acústico em Edificações, na NBR 9653 - Avaliação dos efeitos provocados pelo uso de explosivos nas minerações em áreas urbanas, na NBR 16425 -Medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes aéreo e ferroviário, nas Leis Estaduais e nas Leis Municipais.
Os projetos de atenuação acústica, estudos, mapeamentos e monitoramentos também se baseiam nestas mesmas normas e legislações, visto que também devem atender os padrões de conformidade.
Nestes documentos são comparados os níveis de ruído obtidos em medição ambiental com os limites determinados como aceitáveis para a região (residencial, industrial, mista, etc.) e para o período (diurno ou noturno).
PARA QUE SERVE?
O Laudo de avaliação de Ruído Ambiental e demais serviços de acústica servem como mecanismo de prevenção e a partir da sua análise, é feito o controle dos impactos socioambientais referentes ao aumento do nível de pressão sonora proveniente de fontes não naturais.
Muitas vezes é utilizado como prova da existência ou inexistência de desconforto acústico em processos.
QUAL A VANTAGEM?
Nestes serviços é feita a análise da situação do som originado por determinado empreendimento ou vizinhança, som que pode estar causando perturbações ao sossego público ou produzir efeitos psicológicos e/ou fisiológicos negativos em seres humanos.
Feita a afirmação da existência desses problemas, a empresa previne-se de futuras possíveis complicações a respeito dos ruídos provenientes de suas atividades.